quinta-feira, 5 de setembro de 2013

XIXI NA CALÇA É COISA DE CRIANÇA QUE AINDA NÃO SABE LER


Sai correndo do trabalho, sem fazer xixi, com metade da bolsa pra fora, os
papeis caindo pelos meus braços. Tudo pra chegar na hora a reunião da escola.
Mesmo atrasada, entrei sentei e ouvi por uma hora, tudo o que a nova unidade tinha a
Oferecer; Infra estrutura; Metodologia, Tecnologia, etc.

Ao final, quando perguntei a professora palestrante sobre o critério das provas de 0 a 10 com média 6 para crianças do 2º ano que estão ainda no processo de alfabetização, percebi um ponto de interrogação. Acho que foi uma pergunta inconveniente.

Então expliquei melhor:
A minha filha está no processo, e fui orientada pela professora a ficar tranqüila porque o aprendizado não acontece ao mesmo tempo para todos. Cada um tem seu tempo!!!

No 2º ano, uma prova que iguala todos ao mesmo nível não me parece um critério claro

Qual é o critério de avaliação para saber se a criança está bem?

A resposta foi:
Ah, veja bem, a prova é o requisito mínimo para o que o aluno deve saber.

Acenei positivamente com a cabeça e fingi que entendi. Mas não foi isso que perguntei!!

Lembro na minha infância, enquanto estava na ficha C de leitura, um colega já estava na Z, era um saco, havia comparações, competições e eu me sentia diferente, achava que sabia menos, não tenho boas lembranças da minha alfabetização. Mas estou falando de 30 anos atrás e hoje no papel de mãe, vejo a historia se repetir, ou pior, não evoluir....
Notas diferentes para esforços iguais não me soa muito justo!!
Ou será isso, resquício de um trauma escolar meu?

Freud me abana!!!! Que eu vou desmaiar!!!! E fazer xixi nas calças...







Nenhum comentário:

Postar um comentário